Cerveja na Alemanha é coisa séria, ou melhor, seríssima! O país é o segundo maior consumidor da bebida, só perde para a República Tcheca! Cada alemão bebe cerca de 150 litros por ano, e esse número quase dobra na Baviera! (No Brasil, são mais ou menos 50 litros por pessoa). Pedir cerveja aqui é uma questão maior do que simplesmente a vontade de encher a cara... é uma questão de cultura, conhecimento e etiqueta! Cada cidade tem a sua cerveja que não vende em nenhum outro lugar, com gosto específico, nome específico e principalmente, copo específico!
Munique, até por ser a capital da Baviera, não tem tantas frescuras na cerveja! A mais famosa, como eu já disse aqui, é a fabricada na sua principal cervejaria, a Hofbrauhaus, e é tomada no canecão de um litro:
Em Berlim, é exatamente o contrário: já começam as invenções! Cerveja com licor de banana, por exemplo... e a cerveja típica da cidade, a Berliner, que só existe lá e em mais nenhuma cidade alemã, é verde ou vermelha! As duas são cervejas misturadas com xarope colorido, que deixa com um gosto bem mais doce (e totalmente enjoativo!).
Colônia também tem a sua cerveja, que aliás, é uma das mais famosas da Alemanha! E como essa é a nossa sede, vestimos a camisa! A cerveja aqui chama Kölsh, e é servida em copos bem pequenos (de 200 ml), que parecem uns tubos de ensaio. Em algumas cervejarias, é possível encontrar copos maiores, mas aí já é fugir completamente da tradição... os garçons das cervejarias daqui não deixam copos vazios! Eles circulam com uma bandeja de ferro, com porta copinhos de Kölsh, e vão repondo nas mesas sem que o cliente precise pedir... outra curiosidade engraçada, é que para que uma cerveja possa ser chamada de Kölsh, não basta que ela seja feita em Colônia... da cervejaria tem que ser possível avistar a Dom (catedral), se não, é simplesmente Bier.
A arquiinimiga de Colônia é Düsseldorf, e é especificamente por causa da cerveja! Eles têm aquela rixa, tipo paulistas e cariocas, portanto, todo cuidado é pouco na hora de pedir a breja... em Düss, ela chama Altbier, ou só Alt, e é cervida em caneca. Se você pedir uma Kölsh em Düsseldorf, o garçom vai fechar a cara e talvez se recuse a te atender... e vice versa! Dizem por aqui que os supermercados de Colônia compraram uma determinada quantidade de Altbier, e como não venderam nenhuma garrafa, tiveram que abaixar os preços em 60% prá se livrar do estoque!
Detalhe: as duas têm basicamente o mesmo gosto!
Essas foram as cidades que a gente conheceu... claro que em outros lugares, as peculiaridades devem ainda piorar... ou melhorar, dizem que em Dortmund, por exemplo, tem a melhor cerveja de toda a Alemanha. Por enquanto, vamos à votação:
Fê - Empate entre a Kölsh da cervejaria Früh e a "muniquense" da Hofbrauhaus.
Xinho - Kölsh da Früh
Má - Por honra, qualquer Kölsh!
Paty - Não bebe cerveja, mas vota Kölsh, porque nós amamos Colônia!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário