terça-feira, novembro 16, 2004

Floripa - Dia 4 e volta a Sampa!

Na segunda acordamos um pouco mais tarde, umas 9h00, porque o tempo tava bem feio, uma chuvinha chata e friozinho... nos separamos, minha mãe ficou no hotel e foi fazer um city tour que tínhamos direito no pacote e eu e o Xinho pegamos o carro e fomos fazer o tour pelas praias do Sul, a única coisa que faltava para a gente conhecer na ilha...

Nossa primeira parada foi a praia de Campeche. Completamente vazia e o mar na maior ressaca. Essa praia é bem grande e tem uma parte bem deserta, sem casas, só mato, e uma parte um pouco mais ocupada por umas casonas bem bonitas... mas de uma forma geral as praias do sul são bem mais isoladas e desocupadas, mais cheias de surfistas que preferem ficar fora do agito das praias mais pops... tinham vários casais passeando pela areia, mesmo com o tempo feio, especialmente turistas estrangeiros... realmente a parte sul é a mais "alternativa". Bem em frente à praia fica a Ilha de Campeche, que é muito linda, mas não pudemos ir porque os barcos não estavam saindo com a loucura que estava o mar...

Seguimos, passamos pela praia da Armação, um pouco mais cheia, já com uns barzinhos e restaurantes na entrada e mais casas, apesar de ainda o clima ser bem mais simples do que no Norte. Nem ficamos muito por ali, seguimos para a Morro das Pedras, uma bem pequena e MARAVILHOSA... ela faz um tombo enorme da areia para o mar, que foi o mais bravo que vimos em toda a viagem!! E o chão é completamente lotado de conchinhas, ficamos catando umas gigantes... mesmo a areia é feita de pedrinhas e pedacinhos de conchas, e as ondas batem direto nas pedras que ficam nos cantos... o acesso é mais fechado, paramos o carro no meio da estrada e descemos um caminhozinho de pedra... infelizmente começou a chover enquanto estavamos lá, mas deu para dar uma boa babada!!

Passamos pelo Parque da Lagoa do Peri e chegamos na nossa última parada que foi a Ribeirão da Ilha, a praia com maior tradição açoriana de Floripa... todas as casinhas com aquela cara de início da colonização (parece muito Cananéia), na pouca areia vários banquinhos e mesinhas de pedra, inclusive com tabuleiros de xadrez. O mar é bem tranquilo, cheio de gaivotas e ali é o reduto das ostras. São vários restaurantes, um do lado do outro, com nomes engraçados tipo Maria Vai Com as Ostras... sentamos para almoçar no Ostradamus, um retaurante bem tradicional, em cima da areia, com pratos demorados, estilo "passar o dia todo comendo"... eles servem ostras de tudo quanto é jeito (escolhemos a vinagrete) e frutos do mar... o pastel de camarão é maravilhoso!

Voltamos correndo para o hotel porque tínhamos que devolver o carro às 15h00 e passamos a tarde bundando... um dos problemas de Floripa, especialmente se você fica numa praia mais isolada como a Brava, é o transporte: sem carro você não faz nada! Não tem praticamente taxi na cidade e o ônibus, apesar de bom, não serve todos os lugares...

À noite, para fechar nosso passeio, fomos os três jantar num restaurante chamado Antonio's, em Ponta das Canas, também muito tradicional e também, claro, de frutos do mar... a cidade já estava completamente vazia, especialmente para aqueles lados que vivem na temporada... pedimos um peixe maravilhoso e fechamos com chave de ouro... realmente só comemos muito bem aqui!! Voltamos, arrumamos mala e fomos dar uma volta na praia de noite, que apesar de completamente deserta, fica iluminada e linda!!

Hoje acordamos às 6h00 e voltamos ao batente, com quilos de stress retirados do ombro!!