quarta-feira, dezembro 08, 2004

Buenos Aires - considerações finais - El día que me quieras...


Caminito

Com toda a correria e loucura que foi essa viagem, esqueci completamente de pegar a minha máquina fotográfica! A última vez que esqueci minha máquina foi na lua de mel, entrei no maior desespero, e não fiquei tranquila enquanto não comprei uma daquelas descartáveis. Desta vez decidi passar por cima da minha angústia e da minha crise de abstinência e fazer uma viagem livre, sem amarras!! Decidi olhar tudo através dos meus olhos, e não da lente (como é de costume)...

Descobri, no domingo, que meu pai tinha levado máquina... mas que estava descarregada e dava para provavelmente uma foto! Escolhi o Caminito como cenário porque acho que é um representante de peso para a cidade! A filha única é aquela ali em cima!

Bom, e a olho nu pude ver que Buenos Aires é maravilhosa!! Sei que sou suspeita para falar, sou provavelmente a mais argentina da família, a única que tem a seleção argentina como segundo time na Copa do Mundo... e acho BA a cidade mais encantadora do mundo (pelo menos das que eu conheço, claro). Ela pode não ser a mais linda, ou a mais morável, mas com certeza é a mais encantadora... mas tentando ser imparcial, percebi o seguinte:

Não adianta negar que a crise teve influências na cidade. Nunca vimos tantos pedintes nas ruas, tantos camelôs, e com isso uma sujeira que antes era bem mais invisível. Quem mora lá diz que a segurança já não é mais a mesma, o desemprego aumenta a violência e as drogas, e isso todo mundo sabe. Mas ao mesmo tempo, as pessoas já estão mais acostumadas com a crise. Quando fomos em 2001, no auge do choque econômico, não tinha ninguém nas ruas... os restaurantes vazios, bares fechando muito cedo, lojas falidas... as pessoas não saíam de casa, os turistas passavam longe. Desta vez foi o contrário!! Restaurantes e bares lotados, ruas e praças movimentadas, e turistas do mundo inteiro que estão aproveitando os preços baixos!! Uma delícia!!

E os argentinos têm um detalhe muito lindo que falta nos brasileiros: uma ânsia de preservação. Eles sabem a importância da cidade, das construções, da história. Se tem um pouco mais de lixo nas ruas é porque as ruas estão muito mais cheias e não porque as pessoas não estão nem aí. Enquanto nós (paulistanos) reclamamos de SP todos os dias enquanto jogamos nosso chiclete para fora da janela do carro, os porteños apreciam a cidade todos os dias, sabem que é a casa deles, e é também responsabilidade deles.

Outro dia li um artigo de uma mulher mostrando motivos para se fugir de Buenos Aires... eu também acho. Fuja, ou você pode ficar viciado!!! Porque com crise, sem crise, no frio, no calor, basta apenas uma colherada de dulce de leche para qualquer um cair de amores!

Nenhum comentário: