segunda-feira, dezembro 06, 2004

Buenos Aires - Dia 2 (domingo) - Desde que se fue triste vivo yo, Caminito amigo yo también me voy!

Acordamos umas 9h00, tomamos café e nos entupimos de Media Lunas (que é tipo um Croissant, também de massa folhada, mas mais fininho e mais crocante, com açúcar bem suave por cima). Fora que no meio dos potinhos de manteiga e geléia não podiam faltar, claro, os de doce de leite!!

Fomos passear pela Recoletta, que é um bairro bem sofisticado de BA, e nosso preferido (meu e do Xinho, pelo menos! Papi e Mammy, espero seus votos!). As ruas são bem arborizadas, cheias de restaurantes e cafés. Na praça principal, nos finais de semana, tem uma feirinha enorme de artesanato, que já foi bem melhor, admito... rodamos por ela mas deu uma boa caída desde a última vez... até a quantidade de artistas de rua diminuiu... antes era lotado daquelas estátuas humanas e de velhinhos tocando tango no acordeon, mas estava tudo bem mais fraco... um dos efeitos, com certeza, da crise que sem dúvida deu uma boa abalada na cidade... passamos na loja da Havanna e compramos toneladas de Alfajores e Dulce de Leche para trazer e fomos almoçar no Hard Rock Cafe, que é um dos mais lindos que eu já fui... (apesar da comida não estar lá essas coisas).

À tarde, Papi e Xinho foram trabalhar... tiveram uma reunião durante o jogo do River Plate. Eu e Mammy saímos num City Tour, que já fizemos mil vezes (ou as quatro em que estive em BA), mas que é sempre lindo e divertido... eu adoro esses passeios completamente turísticos!! Pegar micro ônibus, ouvir o guia fazendo piadas bilíngues, ficar rindo dos malas que sempre estão presentes, acho o máximo!! Bom, começamos andando pela 9 de Julio que é (teoricamente) a avenida mais larga do mundo com 8 faixas de carros em cada lado... e tem um obelisco gigante bem no meio, maravilhoso... rodamos pelo centro e paramos na Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada (sede da presidência), a Prefeitura de BA e a Catedral Metropolitana (onde estão os restos mortais de San Martin). É nessa praça que aconteceram as famosas manifestações das mães, que até hoje se reúnem ali todas as terças feiras com lenços na cabeça, clamando pelos filhos desaparecidos na ditadura.

Seguimos e fomos para San Telmo, um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade. As ruas ainda são de paralelepípedos, os cafés e casas de Tango mantém as mesmas fachadas originais, e ali de domingo acontece uma feira enorme de antiguidades. Rodamos um pouco e sentamos para tomar um café e ver o movimento.

Próxima parada: La Boca, outro bairro tradicionalíssimo, colonizado por italianos, cheio de casas de Tango, e casa do time de futebol mais popular da Argentina, o Boca Junior. Passamos pela Bombonera (estádio do Boca), com seus painéis que contam a história do bairro.. ali fica o Museu da Paixão pelo Boca que infelizmente não conseguimos visitar. Descemos no Caminito, provavelmente a parte mais famosa da Boca, com suas casinhas coloridas, artistas vendendo pinturas, dançarinos de Tango na rua... imperdível!!

Rodamos mais no ônibus, passamos pelo porto da Boca, Puerto Madero e seguimos para Palermo, que é um bairro totalmente verde, com parques enormes e muita atividade ao ar livre!! Voltamos ao hotel umas 6 da tarde. Esperamos os maridos e fomos jantar novamente em Puerto Madero... andamos muuuito e acabamos parando novamente no La Cavalleriza, depois de uma tentativa frustrada de conhecer o Cabaña Las Lilas que é provavelmente a churrascaria mais pop de BA hoje, dos mesmos donos (e exatamente igual!) do Rubayat. Comemos muuuuito de novo, fechamos com chave de ouro, e voltamos para nanar!