terça-feira, abril 11, 2006

É nessa dança que o meu boi balança e o povo de fora vem para brincar!

Acordamos sábado e fomos dar uma volta pela cidade... quem nos levou foi o taxista que deixou a gente no hotel no primeiro dia... uma figuraça!! O cara era mais empolgado com a cidade do que a gente, isso porque mora lá a vida toda!!

Primeiro fomos no Museu do Índio, que fica do lado de um colégio... é pequenininho mas bem interessante...

Segunda parada: Mercado Municipal... um horror! Mas aquele horror legal, claro!! Fica bem em frente ao porto, então para conseguir descer do carro já é uma loucura! Só faltam te pegar pelo braço e enfiar dentro de um barco! E o mercado é aquela bagunça: gritaria, música alta, aquele cheiro delicioso no ar: mistura de peixe crú, tutti frutti, chá de ervas e churrasquinho de gato! Muito bom!

Passeamos pelas barraquinhas de artesanato, fizemos comprinhas... vimos as barracas de ervas medicinais (parece que pau-rosa cura todo tipo de câncer!!). Eu até procurei alguma erva para a pedra na vesícula do Xinho mas não tem... câncer tudo bem, mas pedra na vesícula só na faca mesmo!! Saímos e fomos espiar o porto... fiquei impressionadíssima com os barcos que navegam pelo Rio Negro! São enormes, mas completamente abertos, com um monte de redes penduradas... as pessoas pagam pela rede e chegam a viajar uma semana sem parar!! Imagina eu, com meu estômago fortíssimo, sentindo o balançar do barco e mais o balançar da rede... só de pensar já fico embrulhada!!

Fomos ao Teatro Amazonas, com certeza a maior atração de Manaus... entramos para a visita guiada, mas como o guia tinha sumido do mapa, acabamos sendo levadas por um funcionário... foi a maior sorte! Era um senhor muito gracinha, que trabalha lá há 32 anos! Começou como pedreiro e disse que hoje já nem sabe mais qual a sua função! Um faz tudo total e, claro, substituto do guia! Super orgulhoso, mostrou tudo prá gente, inclusive o chão de mármore que ele ajudou a colocar na década de 70. O Teatro é espetacular! Foi inaugurado em 1896 e ainda hoje funciona (tinha um pessoal arrumando o palco para uma ópera). Na parte de cima tem um salão de baile onde só se pode entrar com aquelas pantufinhas. E um mini museu com coisas bizarras, por exemplo, uma catarreira (ou qualquer coisa parecida), que eram tipo uns vasos de cerâmica onde as pessoas literalmente catarravam, já que todo mundo fumava muito cachimbo e charuto! Só tenho uma coisa a dizer: nhéca!

Como o tempo era curto, saímos de lá direto para o aeroporto! Fotinhos aqui embaixo:

Eu e Mammy jantando no Hotel Tropical!

Euzinha, a rainha do Boi Bumbá!