segunda-feira, maio 15, 2006

A indignação é uma mosca sem asas: não ultrapassa as janelas de nossas casas!

Estava aqui pensando com meus botões se valia a pena interromper a programação normal deste blógui para um boletim extraordinário sobre o dia de hoje na minha vida de paulistana. A princípio não valeria, mas estou com as palavras escalando a minha garganta, loucas para sair, então vou dar esta chance de liberdade aos meus pensamentos. Passei o dia indignada! Com a violência em São Paulo? Sempre! Mas principalmente indignada com a ignorância das pessoas. E com a enorme necessidade delas em diminuir suas próprias aflições espalhando boatos e disseminando o medo mais rápidamente do que virose no outono.

Nunca ouvi tantas besteiras juntas em um intervalo de tempo tão curto. Fiquei sabendo, por exemplo, que na Vila Madalena existe a maior concentração de filiados do PCC de São Paulo... e que a rua do Teias devia ser abandonada o mais rápido possível porque era ao lado do DEIC (que fica em Santana...). Soube que a PUC, USP e Mackenzie foram bombardeados... mas cinco minutos depois, fiquei mais tranquila: foram apenas metralhados! Toque de recolher às 6 da tarde, toque de recolher às 8 da noite... e mais incrível de tudo: descobri que 90% das pessoas têm informantes ligados ao mais alto escalão do PCC! Porque todo mundo sabe tudo que vai acontecer e ainda dá tempo de mandar pela internet e avisar a população! Que bom! Santa tecnologia!

Porque possibilitou que as pessoas pudessem sair às 3 da tarde do trabalho, com a desculpa da falta de ônibus... estou falando das pessoas que estavam de carro, claro... na verdade, o problema era medo! Medo do buxixo, medo do que o vizinho falou, medo do nick do msn do amigo, medo do desconhecido, medo da notícia que não saiu no jornal... e para as cucuias a confiança na própria racionalidade! Para que acompanhar as notícias na UOL se temos a rádio corredor?

Sábado foi o dia mais violento desde que os ataques começaram... eu vi o que estava rolando na TV e decidimos ficar tranquilos em casa... mas como ninguém entra na internet de sábado, tava todo mundo no barzinho, no restaurante ou no Skol Beats... hoje, o dia menos violento de todos, o dia em que os motins estavam sendo controlados e a polícia mais preparada, até shopping fechou às 4 da tarde! Enquanto isso, com peso no coração, eu vejo paulistanos mais noiados que americanos... vejo minha prima, por exemplo, confusa e assustada porque suspenderam a aula no colégio... o carteiro que toca a campainha do escritório e fala que os funcionários devem ir prá casa correndo... meu msn piscando com mensagens do tipo: "vc está em casa?? vc está bem??? onde estão todos???"... meu irmão em Boston querendo notícias urgentes, preocupado com os emails que recebeu... e etc etc etc...

Se é possível NÃO acreditar que vc pode acordar numa banheira de gelo sem o rim depois de uma festa, que na cadeira do cinema vc pode ser picado por uma agulha infeccionada com o vírus da AIDS, que vc pode ficar rico muito rapidamente se mandar 1 real pelo correio... é possível NÃO acreditar nos emails absurdos que foram recebidos hoje...

Eu gostei de um que recebi do Felipe:
Não saia depois das 19h00, não jogue Counter Strike e principalmente não tome banho!! Se alguém bater na porta diga "não tem ninguém em casa"! Não digite a palavra polícia no msn pois todos os computadores estão sendo monitorados nos presídios... o Batman já foi avisado... a única demanda do PCC é que o Corinthians volte à Libertadores!!

E viva a indigna-Ação sem medo!

Nenhum comentário: