sexta-feira, junho 16, 2006

Aachen

Pegamos um trem e fomos, na louca, para Aachen, uma cidadezinha bem pequena e antiga aqui pertinho de Colônia... achamos que a viagem ia ser totalmente miada, já que é feriadão (Corpus Christi e a Alemanha é mais católica do que eu imaginava...)e o tempo virou completamente e ganhamos um dia chuviscoso e frio... mas foi maravilhoso!


A cidade é conhecida como cidade imperial porque é onde Carlos Magno fez seu reinado... o ponto alto é a Dom, a Catedral construída por ele em 800 (isso mesmo, 800!!), onde está o trono em que ele sentava e seus restos mortais! Além de ser um lugar com valor histórico inestimável, tem um valor religioso enorme também... na mesma catedral eles guardam quatro relíquias bíblicas: duas roupas de Jesus, um vestido da Virgem Maria e a roupa com a qual São João Batista foi decapitado. Fora que é uma Catedral de tirar o fôlego! Lindíssima, por fora e por dentro!

A região onde fica a Dom, que é um centro velho da cidade (se bem que não deve ter muita coisa além disso...) parece de filme! Só ruazinhas de paralelepípedo, com casinhas bem em estilo alemão, muito antigas, com restaurantezinhos ou bares, várias igrejas, uma do lado da outra e uma mais linda do que a outra e cafés... quando chegamos, ainda ganhamos trilha sonora, uma banda bem ao lado da Catedral, tocando "Don't cry for me Argentina"... na outra esquina, uma dupla tocando tango... devia ser perseguição, mas passamos batido...

Fizemos comprinhas em uma das várias lojas que vendem o produto típico da cidade: um tipo de pão doce chamado Printen, que parece muito um pão de mel com gengibre, e que eles fazem puro, misturado com chocolate ou com frutas secas, grande, médio, pequeno, com desenhos, sem desenhos... lindo e muito bom!!

E da série "só na Copa do Mundo", nem as menores cidades escapam da festa! No largo das igrejas encontramos um espaço cheios de mesas, com toalhas nas cores da Alemanha, embaixo de toldos com várias TVs de Plasma passando os jogos! Era uma TV prá cada duas mesas, mais ou menos! E barracas vendendo, claro, Bier, Wûrst, Pommes, vários pratos típicos! E completamente vazio! Foi camarote particular, uma beleza!!

Grata surpresa...

Nenhum comentário: