quinta-feira, junho 15, 2006

Hello, America! I'm the new Berlin wall!!

Recuperada da emoção do jogo, vamos a Berlim! Não ficamos muito tempo, chegamos no domingo, bem no fim da tarde e voltamos logo depois do jogo na terça, como eu disse... mas deu prá conhecer bastante coisa! A primeira impressão da capital da Alemanha, que foi a impressão que durou toda a viagem, é que é uma cidade muito estranha... basicamente buscando uma personalidade... eu tinha uma imagem completamente diferente, achei que ia encontrar um lugar cinza, e encontrei um lugar totalmente verde! Não sei se dá prá entender... acho que o que eu tinha na cabeça eram as imagens de Berlim oriental, na época difícil, complicada e triste do Muro... mas isso com certeza é passado e hoje o que eles mais buscam na cidade unificada é voltar a viver o enorme esplendor que tiveram no passado! E o esforço é realmente enorme!

Em todo canto o que mais se vê são obras! Tudo está sendo reconstruído, ou modernizado, é a cidade com a arquitetura em maior desenvolvimento de toda a Europa... e ao mesmo tempo que encontramos prédios do século XII (normalmente reconstruídos depois da segunda guerra), encontramos prédios moderníssimos como o da Sony na Potzdamer Platz.

Aliás, esse foi o primeiro lugar que visitamos porque era do lado do hotel... a Potzdamer Platz é a parte principal do que eles chamam de Centro Ocidental. Na época do muro, era uma área completamente deserta entre as duas Berlins, e um dos únicos pontos de comunicação entre as pessoas. Hoje, dessa tristeza só sobrou uma marca no chão onde o muro passava... de resto, prédios enormes, estúdios de TV, muitos cinemas e restaurantes, shoppings e galerias. Tudo ultra novo, e com muita coisa ainda por fazer...

Fomos jantar num boteco maravilhoso chamado Klo, que para quem não sabe, é Banheiro em alemão... o lugar é insano! Você é recebido com um jato de água, e um boneco em tamanho real daqueles tarados com sobretudo, que abrem o jaleco prá mostrar a verdadeira Wurst alemã! Nas mesas, os bancos tremem ou sobem e descem do nada, caem coisas do teto na nossa cabeça, os banquinhos são privadas... a comida é servida em penicos e comadres, e o guardanapo é um rolo de papel higiênico! Muito divertido! Um ótimo lugar prá experimentar as cervejas Berliner verde e vermelha (junto com o post da salsicha, faço um post das cervejas depois!)...

No dia seguinte rodamos pela cidade num daqueles ônibus sem teto, como em Londres, com certeza um dos melhores jeitos de conhecer tudo em pouco tempo! Um calor insuportável, mas um dia lindíssimo! Passamos para ver o pouco que sobrou do muro, e um lugar chamado Checkpoint Charlie, a única passagem que existia na época entre as duas Berlins... eles mantiveram o posto de checagem de carros exatamente como era, inclusive com soldados (que cobram um óirro por pessoa prá tirar foto, é mole?), e fizeram um museu sobre a história da cidade dividida. Passamos por vários prédios históricos, todos com muita obra de restauração... vimos o Portão de Brandemburgo, cartão postal da cidade, e o Tiegarten, um parque enorme e muito verde bem no centro de tudo.

Um detalhe bem legal é que Berlim é inteirinha muito planejada... por exemplo, tem o quarteirão de cultura, onde tem a Filarmônica, a Galeria e o Museu dos Instrumentos Musicais. Tem a ilha dos museus (ilha porque fica mesmo numa ilha do Rio Spree), com uns cinco museus diferentes... a rua das embaixadas, com as embaixadas de todos os países, uma seguida da outra...

Nossa última parada foi na Kurfürstendamm, a avenida com certeza mais famosa e também muito nova, cheia de lojas de grife, restaurantes e bares, e muito verde! Parece uma rua enorme dos Jardins! Toda enfeitada de futebol, com telões, esculturas, arbustos em forma de bola, e até um pebolim gigante!

De noite, prá não fugir do clima de Copa, fui com o Xinho dar uma volta em uma feirinha das "guest nations", com barraquinhas com produtos típicos de vários países, venda de bandeiras e todo tipo de bugiganga, muita birita e música... a cidade estava tomada de brasileiros, mas principalmente croatas! Fomos na barraquinha da Croácia, tava estrumbada de gente! Fomos na barraca do Brasil e também tava: mas tudo croata, tomando caipirinha e dançando axé!

Berlim, com certeza, é uma cidade muito estranha... linda, muito verde, e fazendo um esforço muito visível de mudança de imagem, mas acho que exatamente por isso não tem personalidade... parece que saímos da Alemanha, nada indica que continuamos no mesmo país! Ou talvez tenha uma personalidade própria, não sei... de qualquer jeito valeu muito a visita!