quarta-feira, junho 21, 2006

Hup Holland!

Fomos passar o dia em Amsterdã, que fica a 250 km de Colônia... como era um passeio opcional oferecido pela Planeta Brasil, decidimos ir com o grupo, prá ter companhia e até prá ver como era o esquema... ledo engano! Foi uma viagem cheia de fóim fóim fóim fóóóins, muito ônibus e pouco tempo prá conhecer a cidade...

Mas valeu a pena... Amsterdã é maravilhosa!! A gente tem uma idéia de que é uma cidade visitada por quem quer fumar maconha e ir atrás das prostitutas, mas isso é uma parte minúscula da coisa! Prá quem não sabe, na Holanda, a maconha é legalizada... você pode comprar cigarro de maconha ou os famosos space cakes em coffee shops, especialmente em Amsterdã... e a prostituição também é legal, se bem que na Alemanha também!

Chegamos depois de três horas e meia de viagem e fomos fazer um passeio de barco... são mais ou menos uns 100 canais em toda a cidade, e uma das formas mais fáceis de fazer city tour são esses barquinhos que passam por todos os pontos principais. Aliás, uma curiosidade, a Holanda é quase inteira abaixo do nível do mar... eles tinham muita gente e pouco território, então foram invadindo o mar! Mesmo assim, ainda têm problemas de falta de espaço... tanto que em Amsterdã, muita gente mora em casas-barco que ficam nos canais, é bem engraçado!

Fomos rodar à pé, passamos pela praça principal, onde fica o Palácio Real de Amsterdã, onde a Rainha fica quando vai à cidade, que não é a capital da Holanda... a sede do governo e o Palácio Real ficam em Haia, mas de qualquer forma Amsterdã com certeza é a cidade mais importante.

Fomos até o Red Light District, onde ficam as vitrines de putas, literalmente... como lá é tudo libera geral, as prostitutas ficam de calcinha, dançando em vitrines que dão para a rua, é um barato... só que como passamos bem cedo, lá pela hora do almoço, muitas vitrines estavam fechadas, vimos só umas três, mas já foi bem legal... e ali perto ficam as coffee shops, onde café é a última coisa que as pessoas pedem... muitos têm nomes bem sugestivos, tipo Kingston ou Rastafari, mas o que entrega é o cheiro de erva danada que surge quando a gente passa na frente!

Não, nós não experimentamos nada! Foi uma viagem 100% familiar!

Comemos, caminhamos, o Xinho comprou uma camisa da Holanda na Holanda (mais style impossível!) e voltamos umas cinco da tarde... só que a viagem de volta foi o maior stress... demoramos 5 horas e meia, o motorista se perdeu, fomos parados na fronteira, pegamos trânsito, o pessoal perdendo a paciência... fora a presença daquelas malas de excursão que infelizmente não vão no compartimento de bagagem, vão do nosso lado, reclamando o tempo todo e enchendo a paciência de todos... criamos uma nova musiquinha: (o ritmo é o do "eu sou brasileirooo"):

"Eu tenho vergonha, de brasileiro, no exteriooooor!"

Mas valeu cada segundo, um lugar prá voltar com certeza!