quinta-feira, dezembro 21, 2006

Deu prá ti, baixo astral! Vou prá Porto Alegre, tchau!

Depois de algumas horinhas de espera e atraso para sair de Sampa e um vôo turbulentozinho, chegamos ao aeroporto de Porto Alegre! É minha primeira vez no Rio Grande do Sul e é incrível como em cinco minutos você já começa a falar cantado e assobiar músicas do Kleiton e Kledir! (Quando fico assim meio down... vou prá Porto e bah! Trilegal!). Na fila do cafézinho, ao invés de gritar "próximo!" a guria grita "seguinte!". Chupeta é "bico". Por enquanto foi o que eu consegui captar do dicionário gauchês, até o final da viagem estarei expert!

Para Gramado são quase duas horas de ônibus, em uma serrinha que eu não posso dizer se é bonita ou não, pois simplesmente não vi! Coloquei K&K de trilha sonora do iPod e na parte das guria triafim eu já tava no décimo sono! Acordei com o meu pai me cutucando para que eu não perdesse o espetáculo das Azaléias no caminho! Maravilhoso! São tantas, que não dá nem prá ver o verdinho das folhas, só um campo enorme azul, branco e roxo! Pronto, chegamos!

A cidade é linda, linda, linda! Uma pequena Alemanha, com um centrinho delícia cheio de lojinhas de coisas que não queremos não, magina, tipo malhas, sapatos, coisinhas de couro, bijouxs, artesanatos... e, claro, muuuito chocolate! Como é natal, todas as cidades por aqui estão trilotadas, muita gente caminhando, curtindo o sol e a temperatura agradável.

Pausa para esclarecimento do mistério... a Pousada Bernardete existe sim! Amanhã coloco uma fotinho prá provar! Fica bem no buchicho, localização excelente, ao lado da Rua Coberta e do teatro do Festival de Cinema, e é super simples, mas bonitinha. Só nove apartamentos.

Voltando... como estávamos todos morrendo de fome depois de um dia inteiro viajando, e apenas com uma comidinha de avião no estômago, fomos direto jantar. Fizemos a primeira refeição obrigatória de Gramado: Sequência de Fondue! (as outras obrigatórias eu conto depois!). Primeiro vem de queijo (queijo meeesmo), com pãozinho, batata, cenoura cozida e couve flor... depois de carne na pedra (pode pedir no óleo também, mas somos lights!). Vem dois tipos de carne vermelha, frango e porco, que você grelha na pedra só com sal, e depois coloca um molhinho em cima. Para encerrar, O MELHOR FONDUE DE CHOCOLATE QUE EU JÁ COMI! Já vi que vou ter que andar muito prá compensar a comilança!

Saímos do restaurante e voltamos a pé para o centrinho, que está inteiro enfeitado para o natal e muito maravilhoso! Nove da noite em ponto as luzes das árvores começam a acender, depois as luzes da rua e é muito emocionante! Eu não imaginava que o natal luz era tão lindo! Já entrei no clima muito rapidinho, comprei um chapéu de papai noel (sim, as pessoas andam com eles na rua!) e estava parecendo uma criança, emasbacada com um lugar onde efetivamente se vive o natal! Um pouco depois começou o desfile, que passa pela rua principal do centro! É uma parada de luzes com ajudantes do papai noel, brinquedos que tomam vida, presépio gigante, bailarinas e no final, claro, Papai Noel e suas renas e muita neve! É natal, é natal e é natal!! Sem comentários!

Primeiro dia com pé direito, já vi que vou amar muito tudo isso!!

2 comentários:

MARULA disse...

Aproveite muito! Já estive aí e é realmente lindo!!
Escuta, fia, ta fazendo falta já. Sabe aquilo lá daquilo lá daquilo lá?! Ta tudo em ribaaaaaaaaaaaaaaaa!hahahahahaha
Eu falo, vc f. tudo! Por isso (também!) te amo mto!
Beijokonas

Paty disse...

Hohoho, tou louca prá saber, me conta por email vaquita!