segunda-feira, julho 26, 2004

Onde todo dia era dia de índio... (ou Diários da Pós)

Primeiro módulo da semana: A Pedagogia dos Povos Ancestrais, com o Kaká Werá Jacupé e sua esposa Elaine. O Kaká é índio (mesmo! com aquele corte de cabelo do Márcio Garcia, colares de côco, e uma fala molinha, um ritmo leeeento...) e saiu da tribo dele há muitos anos para se dedicar à cultura indígena no geral, estudando e tentando levar para as pessoas um pouco dos costumes e dos aprendizados que os indígenas podem passar para nós, o homem branco. Nesta estrada, conheceu a Elaine, que não é índia, mas praticamente já é, já que há 13 anos frequenta e mora por temporadas na aldeia do Kaká e vive os costumes dos Guaranis. Eles falaram TUDO sobre os índios ontem e hoje, acho que a idéia nem era ficar contando o dia a dia deles mas ninguém deixava o assunto desviar, mostrando o quanto não sabemos nada... falaram de comida, trabalho, formas de viver, casa, religiosidade, a relação com a natureza e o sagrado, casamento, sexo, higiene, lixo, problemas, soluções... enfim, fizeram a lista. Vamos, então, à minha lista de pontos máximos deste módulo:

- Moravam cerca de 600 índios em uma só maloca, ou seja, todos na mesma casa, sem brigas, sem furto, sem "pelejas"... moral da história: preciso começar a cultivar a minha tolerância, no sentido mais amplo da palavra.

- Os índios têm uma relação de igual para igual com a natureza, muito respeito, muita admiração, realmente fazem parte dela e vivem integrados em perfeita harmonia. Pedem permissão para os espíritos da árvore para cortá-la, para os espíritos do rio para navegá-lo, para os espíritos da mandioca para comê-la! É um respeito absolutamente natural com a "mãe terra"! Muito lindo mesmo... Moral da história: os verdadeiros bárbaros somos nós!

- Os índios não colocam a mão na boca, batendo e fazendo barulho. Moral da história: a Xuxa nos enganou todo este tempo.

Enfim, estes são apenas alguns dos itens desta lista que é grande demais para ser colocada aqui. Mas acho que a grande moral de toda a história, aquela que está por cima de todos estes itens é que não estamos acostumados a ter contato com as culturas muito diferentes da nossa. E não custa nada começar a ter, muito pelo contrário... só com um pouquinhozinho de outros saberes o aprendizado já é imenso.

Nenhum comentário: