sábado, outubro 09, 2004

Dia 1 em São Paulo - Alguma coisa acontece no meu coração...

Acordamos umas 9h00 e fomos fazer um City Tour pela cidade... a idéia inicial era pegar um ônibus mas como o que a gente queria era passear pelo centro velho de São Paulo, nada como caminhar... demos uma boa rodada de carro e paramos na frente do Shopping Light. O shopping é muito fofo... o prédio por fora é maravilhoso e dentro é tudo muito novo... tem um hall grande embaixo e os andares são pequenos com vista para o centro (tipo um átrio)... mas apesar das lojas serem modernas, eles mantiveram as escadas, os elevadores como eram (réplica, na verdade, mas com a mesma cara). Mas nem ficamos rodando, fomos passear...

Fomos caminhando pelo Viaduto do Chá, passamos pela Praça do Patriarca e fomos para o Centro Velho. Paramos na igreja de São Francisco, de 1600 e pouco, muito lindinha... entramos, e ela tem ainda bem carinha de antiga, branca e azul, com o altar azul e dourado (nossa... agora que me dei conta da falta que as aulas de história da arte fazem... eu sabia todos os estilos de igreja, as cores, a arquitetura... hoje sei como é a gótica, e olhe lá!!). Saímos e rodamos pelo Largo São Francisco.

Entramos na Rua Senador Paulo Egídeo e naquele amontoado de ruas onde não passam carros, cheias de lojinhas e camelôs... fazia tempo (muito muito tempo) que eu não passava por aqui... como a maioria das minhas células já morreram e renasceram, foi basicamente minha primeira vez... fiquei impressionada! Com a limpeza, com o cuidado, com a segurança... é uma delícia andar por aqui... claro que o dia de hoje ajudou muito... um sol maravilhoso, nem uma nuvem no céu! Entramos num Sebo enorme, fizemos comprinhas e seguimos viagem... entramos na rua Direita, e interrompemos o caminho do comércio quando vimos, na nossa direita, o Patio do Colégio...

Esta, para mim, foi a maior surpresa de todo o passeio... que lugar maravilhoso! Entramos na igreja, fizemos pedidos (mais uma vez, como fazia muito tempo que eu não entrava ali, considerei como minha primeira vez... o que não fazemos por pedidos!!), vimos o museuzinho do Anchieta, e fomos comer no Café do Pateo.. que lugar MARAVILHOSO! É um cafézinho com salgados, bolos, sanduíches e massas, no jardim do Pátio, ao lado da única parede da construção original (de 1554), muito verde, meio rústico, e ainda com a vista da 25 de março (e o mar de gente pré dia da criança)... "brunchamos", tiramos fotos e continuamos a nossa trilha...

Próxima parada: Praça da Sé... não tinha visto a catedral depois da reforma, e como sempre aquela entrada é de tirar o fôlego! Maravilhosa... a praça foi o lugar mais cheio que visitamos mas mesmo assim muito tranquilo... uns cinco pastores no microfone, uma banda, repentistas, as estátuas humanas, os turistas japoneses com roupa social e máquinas fotográficas, vendedores de sorvete, de ouro e de atestados médicos, e por aí vai...

Mais caminhada e fomos ao Largo São Bento ver o Mosteiro. Infelizmente estava fechado, mas só de ver por fora já foi muito lindo... e, já que estávamos do lado do Viaduto Santa Ifigênia... o Xinho aproveitou e foi ver algumas lojinhas...

Voltamos pelo mesmo caminho e passamos pelo prédio do Banespa, Anhangabaú, atravessamos novamente o Viaduto do Chá e terminamos nossa caminhada com um mate batido com leite no Big Mate!!

Impressões: obviamente não deu para ver tudo, chegou uma hora que a gente até queria continuar mas já estávamos bem exaustos, até pelo sol de rachar!! Mas foi maravilhoso!! Primeiro porque tive o melhor guia turístico de Sampa (o Xinho!), segundo porque é fácil se acostumar com São Paulo e esquecer que esta é uma cidade maravilhosa (Popper, acho que o pessoal do seu grupo não esteve aqui, não é possível!), e principalmente de possibilidades infinitas!