segunda-feira, outubro 11, 2004
Dia 2 em São Paulo - There was a shopping mall, now it's all covered with flowers... (ou É Buda Prá Caramba!)
Acordamos com calma e fomos com o Fernando e com a Debbie no Templo Zu Lai, o maior templo Budista da América Latina, que fica em Cotia, bem pertinho de casa (um pouco depois do km 28 da Raposo). É simplesmente maravilhoso! Enorme, com uns jardins lindos e já enche os olhos só de avistar pela estradinha...
Além de Templo, ali funciona um centro grande para a prática de meditação (inclusive com retiros de alguns dias), aula de kung-fu, Ikebana e culinária veggie, e a primeira Universidade Budista do país.
Mas mesmo para quem vai ficar só algumas horinhas, como nós, tem bastante coisa para conhecer: umas salinhas com imagens do Buda vindas do oriente, outras salas de meditação, umas estátuas enormes espalhadas por todo lugar, tem um jardim grande de meditação, com um laguinho (com tartarugas!!), ponte, vários banquinhos (próprios para a posição de lótus), fontes de água, além de uma lanchonete e uma lojinha de souvenir.
E de domingo eles servem almoço vegetariano por R$ 8,00 por pessoa. Comemos salada, sopinha de legumes, arroz com legumes, macarrãozinho com legumes, um tempurá muito bom de legumes... para quem queria fugir dos famosos legumes tinha carne de soja e um amendoim cozido com caldo, como se fosse feijão (eu passei, mas quem comeu gostou bastante...). É possível também comer na lanchonete, mas queríamos vivenciar a rotina do monastério (não toda a rotina: saímos do refeitório loucos por uma coca-light!!).
O mais lindo e impressionante, lógico, é o Templo mesmo, que fica no centro de tudo, onde são realizadas as cerimônias. As paredes são lotadas de imagenzinhas de buda com uma luzinha amarela na base, são 5.000 budinhas (“é Buda pra carámba!”) e um gigante na entrada. Não assistimos à cerimônia, quando chegamos já estava no final, mas espiamos de fora e deu prá ver que é bem diferente: as pessoas ficam de pé ou sentadas numas almofadinhas e acendem bastante incenso. Por falar em incenso, um chinês bem simpático ensinou para a gente como acender, qual a posição das mãos e o ritualzinho todo antes de colocar o palitinho num incensário lindo que fica bem na porta do Templo... a idéia é fazer um pedido, de preferência por saúde!!
Impressões: eu imaginei que seria bem bonito, vi as fotos do Fê e da Debbie (que estavam lá pela segunda vez) mas não pensei que fosse tanto! É realmente muito lindo, um passeio obrigatório!! Muito pertinho, muito tranqüilo e gostoso... dá para ir e passar um dia, dar uma meditada, uma respirada, uma refletida, uma observada básica na natureza, exatamente como manda o figurino! Ou no mínimo vale pelo estilo cenário de filme de Kung Fu!
Se alguém se interessar: http://www.budanet.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário