segunda-feira, dezembro 27, 2004

Gracias, sol!

Estou de volta depois de uma semana de muuuuito desestress!!! Como um relato dia a dia não foi muito possível (por vários motivos mas especialmente total e absoluta falta de vontade, gerada principalmente pelo já mencionado anteriormente desestress!) vou fazer um "melhores e melhores" porque não teve nada de ruim nessa semana... quer dizer, fora aquele pequeno tiltzinho que foi rapidamente resolvido com remedinhos e principalmente muuuuitos cuidados de papai e mamãe e do meu gatinho!!! Mas já dediquei espaço demais a isso, vamos ao que interessa (sem ordem!):

- A-ha, U-hu, o Uruguay é nosso!! - os uruguaios são uns brasileiros, em alguns aspectos melhorados!! Nada contra os argentinos particularmente, mas depois de voltar de Buenos Aires, é fácil se impressionar com a simpatia, a cordialidade, e a alegria (genuínos) dos uruguaios. Claro que quando você está num hotel como o Conrad, as pessoas são extra legais com você, mas dá prá perceber até fora do hotel que é uma característica do povo... além disso, são lindos!! Os garçons são lindos, as hostess maravilhosas!! Os meninos até faziam concursos para decidir a mais bonita!! E é possível entender tudo o que eles falam e para melhorar, a maioria em Punta del Este fala português!!

- O que nos leva ao segundo do melhores: o Conrad! Punta é linda realmente mas vale a pena se for para ficar nesse hotel... pelo menos foi o que eu achei... a piscina é uma delícia, o quarto maravilhoso, o SPA nem se fala (fizemos muuuita sauna, massagem, jacuzzi, piscina quantinha...), e...

- O Cassino!! Eu já tinha até ido num Cassino de navio há uns anos, mas Cassinão assim, enorme, 24 horas, e eu com mais de 18 anos nunca!! É muito legal, parece um fliperama para adultos... claro que é preciso cuidado porque é viciante, de repente você perde uma grana sem nem perceber!! Mas é muito gostoso!! No nosso caso, lógico, ficamos nas maquininhas... e a nossa eleita foi a de vídeo pôker!!!

- Start spreading the news... - meu niver foi divino!! Nossa primeira comemoração foi uns dias antes... meu pai alugou um barco e fomos fazer um passeio no fim da tarde, um pôr do sol especial... saímos do porto e fomos seguindo pelo Rio da Prata no entardecer, vendo a cidade ficar pequenininha... passamos pela Ilha Gorriti e seguimos até Punta Ballena, onde ficamos esperando o sol se pôr, com bebidinhas e sandubinhas... o pôr do sol em Punta todos os dias e em qualquer lugar já é especial, maravilhoso, indescritível... e por isso eles celebram de todas as formas este milagre diário... e ver o sol morrer na água, na água, foi... sem palavras!! Choramos, ficamos em silêncio, abrimos champagne, brindamos... tudo o que tínhamos direito... o sol começou a baixar ao som de New York, New York, e Frank Sinatra tocou até voltarmos ao porto, chegando no finalzinho de My Way!!

- Casa Pueblo - Punta Ballena, onde fomos com o barco, é o melhor lugar para se ver o pôr do sol em Punta, e é ali que fica a Casa Pueblo, um lugar maravilhoso: casa-atelier-escultura-homenagem ao sol do pintor Carlos Paez Vilaró. Ali tem uma galeria com exposição dos seus trabalhos, um hotel, sua casa e seu atelier, restaurante, cafeteria, tudo isso construído em mais de 35 anos como uma homenagem ao sol, encrustado em uma rocha, na beira de um penhasco imenso que dá no Rio da Prata... a casa é inteira branca, cheia de pinturas e cheia de balcões que dão para a água... ali, todos os dias (desde 94), as pessoas sentam em silêncio para observar o pôr do sol, e bem no momento em que o sol toca a água, um poema é recitado pelo artista (gravado, ou muitas vezes ele mesmo recita), dedicado ao sol e agradecendo por mais um dia (estou tentando procurá-lo na net mas não consigo... mas basicamente agradece ao sol por estar ali todos os dias, em todos os lugares). Imperdível.

- Money, money, money, money, mooooney! - Punta é minúscula, nem é uma cidade, na verdade é um bairro... e um bairro muuuuito rico. E muito lindo. Fizemos um City Tour que valeu a pena principalmente pelo tour pelos bairros "residenciais" (entre aspas porque ninguém mora ali, só na temporada!). Cada casa, cada jardim, cada rua de babar!! É aquela cidade de sonhos, mansões sem muros ou grades, somente gramado e aqueles regadores automáticos dividindo os quintais... em Punta não há violência, não há assalto ou vandalismo. É tudo maravilhosamente bem cuidado. Mas também não há vida ali fora do verão!!

- Você tem fome de que?? - apesar do meu acidente comestível de percurso, tivemos uma grande maioria de experiências muito proveitosa nos restaurantes!! Mais que gostosos, são muito lindos!!

- The sun, sun, sun... - o sol é muuuuuito forte!! Muito! Só que o tempo todo bate um vento bem forte também e friozinho. Muitas vezes era impossível ficar na piscina, era muito frio!! Mesmo sem uma nuvem no céu! E com o vento, muitas vezes não dá para perceber a potência do sol!! No primeiro dia fiz um estrago (cálculo mal feito de protetor solar...), descasquei inteira... mas no geral ficamos todos bem queimadinhos!!

- Que barbaridade! - não tem a ver com Punta exatamente... nossa viagem de volta foi maravilhosa!! Estava meio traumatizada porque a ida foi um horror, uma turbulência danada (e eu já não sou muito fã de voar!). Mas na volta viemos num céu de brigadeiro, como diz a minha mãe, e acompanhamos o litoral do alto a viagem inteira... e o mais lindo foi ver Floripa inteira, como se fosse uma maquete!! Maravilhosa! Dava prá ver todas as praias (ficamos identificando e lembrando do feriado...), as ondas, os barquinhos por ali, tudo!!

Bom, acho que chega... vou colocar uma seleçãozinha nova de fotos no http://patricia-porto.fotoblog.uol.com.br/, fica mais fácil de entender o que eu estou falando...