sábado, junho 03, 2006

Festa no Goethe, pode vir, pode chegar!

Como nosso vôo atrasou muito (saiu 1 da manhã de Sampa), chegamos em Frankfurt às 5 da tarde de sexta. Aqui na Alemanha, com o horário de verão, são 5 horas a mais do que o Brasil. Tínhamos pouco tempo para aproveitar, mas para a minha surpresa, ainda tivemos muito dia pela frente, já que aqui anoitece às 10 da noite! Demoramos muito no aeroporto, que é um labirinto: onde a escada rolante desce, não sobe e vice versa, os elevadores estão sempre lotados, as saídas confusas... mas uma coisa eu preciso dizer sobre o aeroporto de Frankfurt (o Xinho que me perdoe...): são MUITOS gatos trabalhando... e eles são muito lindos! Fiquei impressionada!

Chegamos umas 7 e pouco no Hotel Hilton, que fica perto do centro velho da cidade e é muito lindo! Nosso quarto tem uma janela enorme e uma vista maravilhosa para um parque muito verde e um lago cheio de patinhos! Saímos para rodar pela cidade e jantar, e as impressões são todas fantásticas! Frankfurt é muito mais lindo do que eu imaginava! É uma cidade de contraste: do centro velho, com construções super antigas dá para ver os novos arranha-céus. Fica na beira do Rio Main e por isso é conhecida como “Mainhattan”. Aliás, a beira do rio é linda à noite, com as construções e as pontes iluminadas...



Jantamos em um restaurante italiano maravilhoso chamado Caruso... meu pai conhece bem o gerente, então fomos super bem tratados! O cara nem deixou que a gente escolhesse os pratos, foi sugerindo e trazendo, mas tava tudo muito bom: bruschetta de entrada, macarrão com trufa negra como primeiro prato, carré de cordeiro com legumes como prato principal... e claro: muito vinho! Não muito típico da Alemanha mas uma delícia!

Hoje, acordamos cedo e já tivemos mais uma boa surpresa culinária: o café da manhã! A Alemanha é famosa pelos pães e com muita razão! Eram muitos tipos e todos muito muito bons! Aliás, é impressionante a quantidade de padarias tentadoras e barraquinhas de rua que vendem pãezinhos, todos com uma cara maravilhosa (e principalmente, cheiro maravilhoso!)...

Saímos pela cidade para fazer nosso próprio city tour, munidos do guia da Alemanha e um mapa! Fomos caminhando, um dia meia boca, mas pelo menos sem o frio que estávamos esperando! Nossa primeira parada: Alter Oper, a ópera de Frankfurt... um teatro maravilhoso, construído em meados de 1800. Seguimos em direção ao centro velho por umas ruazinhas muito verdes, as Oscar Freires de Frankfurt, lotadas de lojas mega chiques e caras, tipo Hugo Boss, Prada, Tiffany & Co., e muitos etcs. Visitamos duas catedrais (a cidade é lotada delas!): de São Nicolau (que, para quem não sabe, é o Papai Noel) e São Bartolomeu.

Entramos na Goethehaus, a casa da família do Goethe, que abriga uma biblioteca e um museu de artigos pessoais do poeta, por exemplo a escrivaninha onde ele escreveu Fausto... ou pelo menos é o que diz o nosso guia porque a cinco Euros por cabeça, decidimos só entrar, ver a lojinha e sair rapidinho! Fomos gastar nosso dinheirinho em outro lugar: a loja da Mercedez-Bens... mas, infelizmente, só compramos cafés, capuccinos e Wasse (água). Duas curiosidades: a primeira é que aqui tem um café em cada esquina, e a maioria é dentro de lojas... as de carro, além dos cafés, ainda têm baladas depois do horário de funcionamento. A segunda curiosidade é que a frota de táxi daqui é quase 100% de Mercedez! Todos com uma cor bege horrorosa, mas uma mais animal do que a outra, com faróis redondos, e novíssimas! Fora que Audi aqui é como Uno Milho: todo mundo tem! Símbolo de status é de Porche prá cima!



Fomos em uma praça chamada Römerberg, um dos símbolos de Frankfurt. São várias casinhas do século 15 ao 18, todas com total cara de Alemanha (ou de Campos do Jordão, dependendo da sua referência...). São vários barzinhos, cafés e restaurantes, com uma fonte no meio: a Fonte de Justiça, ou Gerechtigkeitsbrunner (aff...).



Foi lá que começamos a perceber o movimento Copa do Mundo que invadiu o dia! Um palco enorme, no meio da praça, com shows de torcidas de todos os países! E saindo dali, todas as ruas próximas tinham feirinhas dos países participantes, ou Guest Nations como eles chamam! Passamos pela rua da Coréia, que era uma das maiores, Austrália, e até Togo (que era das mais animadas!). Só fomos achar a rua do Brasil depois do almoço, mas no fim era só uma barraquinha verde e amarela, com samba e caipirinha!

A cidade estava lotada, e todo lugar respira futebol! Todas as vitrines com o mesmo tema (mesmo de lojas nada a ver com isso, tipo Louis Vuitton), vários chute a gol nas ruas, pessoas rodando com camisetas de todos os países! E não sei se é porque hoje é sábado, ou se é assim normalmente, mas em todas as ruas tinham feirinhas, vendendo de tudo, principalmente pão, queijo e frios, todos com uma cara maravilhosa, no estilo daquelas barracas do Mercado Municipal... os restaurantes todos com mesinhas na rua, e muitos são estilo boteco: vc pega sua comida e come caminhando ou em mesinhas em pé.

Sentamos para almoçar em um desses restaurantezinhos e pedimos, dessa vez, comida bem típica alemã: mix de salsichas com purê de batatas e repolho! E muita cerveja! De sobremesa, sorvete Haagen Daaz (com uns sabores bem diferentes: côco, melão cantaloupe e summer berries).

À noite, prá comemorar o niver da minha mãe, tivemos visitas ilustres: Jonathas, que já estava aqui, Agatha (com suas fiéis escudeiras Nana e Melina) que vieram de Colônia só para a ocasião... jantamos no restaurante do hotel, que estava ótimo! Depois fomos (as crianças) no Asia Bar, que também é do hotel, drinkar e experimentar o Apfelwine (vinho de maçã), que é típico de Frankfurt, criado em uma época em que faltou uva e consumido até hoje... mas é bem meia boca, um vinagre com água e açúcar basicamente! Duas da matina decidimos procurar um MacDonald's, só para não passar em branco nesta tradição... tudo fechado na cidade, mas o méqui, além de aberto, tava lotado!

Resumo da ópera: nossa primeira impressão da Alemanha não poderia ser melhor! Frankfurt é linda, dá vontade de andar o dia inteiro... é bem pequena, podemos dizer com certeza que vimos praticamente tudo... superficialmente, claro, mas não precisa de muitos dias por aqui...

Nossa próxima parada é London, baby! Vou tentar entrar na net de lá, se não conseguir: nos vemos em Colônia!!

Nenhum comentário: