quinta-feira, novembro 16, 2006

Família... família...

Feriadão de quarta feira, almoço de família!

Mas família mesmo, papai, mamãe, titia... vovô, vovó, sobrinha. Foi o primeiro grande encontro da família Belotti, todos os membros e agregados desde o meu bisavô. Nove famílias no total, umas 50 pessoas! Eu conhecia umas 10, no máximo... a festinha foi no apartamento da Silvia Poppovic, que para quem não sabe é prima do meu pai e teve direito a comidinha de fazenda, fotos antigas no telão, documentos originais, crachás com a árvore genealógica e apresentação de todo mundo (quem é, quantos anos, o que faz, blá blá blá).

Eu achei bem divertido! Mesmo! Foi demorado (chegamos 12h30 e saímos quase 19), até cansativo, mas como boa capricorniana sinto a maior falta de algumas tradições familiares... é muito fascinante prá mim saber exatamente de onde vim, sobre a vida dos meus avós, dos meus pais, adoro uma nostalgiazinha na veia...

E a comida estava maravilhosa! Pausa de gordola para uma descrição:
Bebes: balcão de caipirinhas de pinga, vodka e sakê...
Comes: de aperitivo: bijú salgado com queijo, canapés de carpaccio, mini empadinha de palmito, mini casquinha de siri, mini pastel de queijo, mini quiches.
de almoço: salada, picadinho de carne, arroz, feijão, farofa, milho, couve, ovo frito e mais uma massa não sei do que pois não comi.
de sobremesa: fondant de chocolate, doce de goiaba com catupiry e sorvete de paçoca!

SORVETE DE PAÇOCA!!!

De pança cheia e três sakerinhas de frutas vermelhas na cabeça, vamos à lista de curiosidades sobre a minha família...

- Apesar do sobrenome Belotti e da nossa personalidade de glutões, a minha família tem origem francesa basicamente!! O "nono" Belotti, pai do meu bisavô, era meio francês e meio italiano, e a "nona" era totalmente francesa! Oui!!

- Mas, claro, que isso é lá atrás... porque como a maioria de vocês já deve saber, minha descendência mais próxima é aqui mais prá baixo... e mais vergonhoso... ARGENTINA! Meu tataravô, bisavô e avô nasceram lá, mais especificamente em Rosario. Meu bisavô veio para o Brasil com os três filhos pequenos.

- Essa é a melhor: reza a lenda que quando o meu tataravô chegou na Argentina, a primeira coisa que fez foi nadar no Rio da Prata! Estava nadando, quando sentiu algo no seus pés... quando olhou, era um crocodilo enorme... ele saiu nadando feito um louco, e com o susto, todo o seu cabelo ficou branco!! Para que a história fosse perpetuada, ele escreveu numa serpentina de carnaval e mandou para os parentes dele na França! História na serpentina só pode ser verdadeira!!

- Da geração do meu avô, só dois estão vivos... um tio e uma tia do meu pai... detalhe: os dois agregados! Os três que eram Belottis mesmo, infelizmente, já não estão mais aqui!

- Da geração do meu pai, ufa, todo mundo vivo!

- Da minha geração eu sou a mais velha (ARGH!!!)... aliás, bem mais velha... e parecia ainda mais porque os mais próximos de mim são meu primo Pedro (que mora na Inglaterra) e meu irmão Fê (que mora em Boston)... ou seja, enquanto eu contava que tenho minha empresa e terminei a pós graduação, a maioria dos primos ainda está na escola! Além disso, sou a única casada... ou seja, todo mundo só perguntava quando vinha a próxima geração... ai, ai, ai!

- Minhas primas são magras. Muito magras. Acho que o excesso de gostosura vem de alguma outra parte da minha genética... (para quem conhece A Brima - a certa! - ela estava lá! Lindésima como sempre!).

- A mais nova da família tem 6 anos... é a Ana, filha da Silvia Poppovic, que foi mãe aos 45 anos...

- Nossos crachás no almoço eram uma flor enorme com um papel colado com o nosso "papel" na família... eu, por exemplo, era Patricia, filha Pata e Tuca... o Xinho (que aliás, é o último agregado a entrar nessa) era Xinho marido Patricia!

Se eu lembrar de mais alguma curiosidade, coloco aqui... próximo passo: reunion da família Blota e a disputa: qual é mais pirada?

6 comentários:

Anônimo disse...

BRIMAAAAA!!!

Paty disse...

Jogo da verdade:

... mas voltando ao assunto da Brima...

Anônimo disse...

Hum... gostaria de ter mais detalhes...
beijos

Paty disse...

Quem é anônimo? E que detalhes???

Anônimo disse...

Hahaha, tenho certeza que vc sabe quem eh o "anonimo"... Besitos...

Paty disse...

Putz... Helô????