quinta-feira, março 29, 2007

Receita

Bolar pratos gostosos para os nossos jantares em casa não tem sido fácil. Estamos lidando aqui com várias dificuldades: primeiro, com a dieta, que já limita muito o que podemos comer. Segundo, a grana mais do que curta, que impede o nosso grande sonho: delivery e bons restaurantes todos os dias. E terceiro, claro, o fato de que só uma pessoa tem um nível decente de conhecimentos culinários por aqui, e essa pessoa como todos sabem, não sou eu!

Tenho certeza que por aí existem muitos indivíduos, ou mesmo muitos casais que passam por situações parecidas, então decidi que é o momento de compartilhar alguns conhecimentos que esses quatro anos como pseudo-dona-de-casa me proporcionaram. Hoje, por exemplo, vou mostrar como foi meu jantar de ontem, e dividir uma receitinha boa para quem sofre dos mesmos males que nós! Ah, e mostrar mesmo,com fotos passo a passo! Vamos lá!

Receita de Shimeji na Manteiga

Bom, tá certo que shimeji não é a coisa mais barata do supermercado... mas fazer em casa já evita o gasto que tínhamos quase semanalmente em um dos nossos paraísos terrestres preferidos: o rodízio de comida japonesa! Pensando assim, vale a pena fazer em casa!

Portanto, antes de qualquer coisa, compre um pacote de shimeji. No super normalmente tem dois tipos, o branco e o escuro... eu não sei qual a diferença no gosto, mas eu prefiro o escuro porque é bem mais bonitinho!

O pacotinho vem assim:

Depois de desembrulhar, você tem que lavar os shimeji e ir soltando os cabinhos, que vão estar presos numa mesma base... soltando e lavando ("ritmoooo... é ritmo de festa"). Só um detalhe... esse é o trabalho mais chato de todos! Fora que o shimeji é meio fedido... portanto, minha sugestão é delegar essa função para o assistente. No meu caso, o Xinho, até porque eu tinha acabado de fazer a unha!




Quando terminar de soltar e lavar, eles ficarão assim:

Aí começa o cozinhar propriamente dito. Primeiro passo, pegar uma frigideira e acrescentar uma colher de manteiga. Nós usamos manteiga aviação com sal porque odiamos margarina. Mas acho que dá prá fazer até com margarina light, se você tiver coragem. Para quem faz a dieta da Cris (85% dos meus amigos...), tá aí a única coisa que conta nesse prato: 1 lipídeo!

Coloque a frigideira no fogo alto e espere a manteiga derreter. Reparem no meu esmalte ultra vermelho! Eu mesma não consigo parar de admirar!!

Quando a manteiga tiver derretido, acrescente o shimeji e dê aquela mexida prá ele ficar bem amanteigado. Nessa altura o cheiro da sua cozinha vai estar irresistível!

Ainda com o fogo bem alto, agora é só deixar que o shimeji cozinhe... ele vai soltar um pouco de água, é normal, mas logo seca! Enquanto isso aproveite para encher o seu assistente de beijinhos! Mexe um pouquinho, beija um pouquinho, e assim por diante

Passados alguns minutos (não sei exatamente quantos porque estava beijando o meu marido), você vai perceber que o shimeji secou. Estamos quase na etapa final!

Último passo: o tempero. No nosso caso, colocamos só shoyu. Como a nossa manteiga já tinha sal, colocar mais sal seria assassinato (digo isso com conhecimento de causa pois foi o destino do nosso último shimeji). Nos restaurantes eles colocam cebolinha picada, mas como nós dois odiamos cebolinha, ficamos com o simples! Sobre a quantidade de shoyu, nas receitas eles normalmente recomendam uma colher. Como somos shoyumaníacos, colocamos bem mais e a olho, até prá ficar um molhinho depois!

Agora é só dar uma última mexidinha e está pronto!! Voilá (seria bem mais legal em japonês, mas o que vale é a intenção!). Olhem o resultado final:

Comentário do Xinho: "O gosto está ótimo, só está mais durinho do que de costume!" Quem ouve isso fora de contexto...

Meu comentário: ficou PERFEITO! Colocamos ainda como recheio na batata assada! Nhãm! Ai, como é bom ser uma dona de casa pós moderna! Estou até pensando em fazer um terceiro blog só com receitas passo a passo para quem não sabe cozinhar direito/não tem saco prá passar horas na cozinha/está tentando fazer dieta/não aguenta mais as caixas amarelinhas de congelados Sadia/recém-casados ou recém-indepententes/etc! O que acham???

6 comentários:

Debbie Salles disse...

Adorei a receita e a ideia do novo blog. Se vc desejar posso dar aulas de culinária, mas dai teriamos que usar os termos corriqueiros de um chef de cozinha.

BJs

Debbie

Paty disse...

TÁ SE ACHANDOOOOO!

Debs, lembrei de vc... sábado passado tava no churras em Angra, e a mulher chegou com um pratinho de molho "vinagrete"... alguém perguntou "o que é isso?" e ela respondeu: "ah, é só um molhinho campanha" (não sei se é assim que se escreve!)

Anônimo disse...

Aguarde, corazón. Seus probremas irão acabar muito breve...Tchãntchãntchãntchãnnnnnnn
!!!!!

Paty disse...

Que problemas???

Anônimo disse...

Meu Deus,Paty! Vc é tuuuudo! rs
Resolvi entrar no seu blog para dar uma relaxada do meu trabalho (que está me deixando louca) e me deparo com este post escrito especialmente para mim!!!!!!rs
Querida, eu agradeceria e muito se vc tivesse este novo blog, e sempre com as fotos, claro!!!
Ameeeii! Acho que só uma pessoa totalmente sem noção de cozinha, de saco cheio das caixinhas amarelas da sadia e de dieta, como eu, pode saber o que estou sentindo...(somos mesmo gêmeas..)
Thanks!!!!!!!!!!!!!
Bjos
MI

Anônimo disse...

OI dica de japonês, não lave o shimeji!!!! ele é poroso demais e acaba absorvendo agua quando vc lava, o gosto dele vai se embora junto com o refogado, use um pano de prato umido pra limpar o shimeji"
bjos adorei a receita