terça-feira, dezembro 26, 2006

Gramado - último dia

Foi o tempo de dar uma última rodada na cidade, fechar as malas, almoçar e subir no ônibus para Porto Alegre...

Mas, para fechar o ciclo com chave de ouro, lembram que eu disse que você sabe que está em Porto Alegra quando começa a cantarolar músicas do Kleiton e Kledir? Encontramos o Kleiton (ou seria o Kledir?) na livraria do aeroporto...

Fiz um curso na USP de história do cinema há alguns anos, e uma das "regras" mais utilizadas em roteiro é que a história deve terminar exatamente onde começou... o ciclo deve sempre se completar... como aquela peninha no Forrest Gump... obrigada Kleitonoukledir por completar uma viagem tão gostosa e inesquecível!

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Gramado - Dia 5 - Hoje é dia de Natal!

Dia de Natal, todas as lojas fechadas (o Sul ainda tem que aprender muito com São Paulo... o "melhor natal do mundo" fecha no dia 25!!). Pegamos dois carros e fomos fazer um passeio de teleférico em Canela... a vista é da mesma Cascata do Caracol, mas de outro ângulo, e com o bônus do frio na barriga que só a boa e levemente enferrujada cadeirinha do teleférico sabe propiciar!



Foi uma delícia mas com alguns poréns... você paga, se não me falha a memória, 13 reais por pessoa para entrar no "parque", que dá direito a ir no teleférico... mas o parque é basicamente só o teleférico e uma tirolesa (que você paga à parte). E como você compra o ingresso na entrada do parque, não pode desistir ao ver o tamanho da fila (como foi no nosso caso...). Nem era tão gigantesca, mas seguia o ritmo lento do teleférico, então demoramos uma hora prá "embarcar"... mas valeu a pena! A vista é maravilhosa, o caminho lotado de hortências também, e as descargas de adrenalina são sempre bem vindas! E no maior estilo Disney, tem uma câmera estrategicamente posicionada no meio do caminho, e você pode comprar a foto ao final (que é impressa em papel, diferente da "filial americana", mas o que vale é a intenção!).



Saímos de lá e já fomos para o nosso almoço de Natal, em uma casa de Café Colonial (mais um dos ítens obrigatórios no tour gastronômico). Fomos no mais indicado pela comunidade de Gramado e Canela do Orkut (nerd! nerd! nerd!) e foi ótimo! Você paga um preço por pessoa e a comida vem na mesa... começou com pães, geléias e frios acompanhados de chá, café ou chocolate, suco de uva e vinho. Achei que era aquilo e estava bem satisfeita... ledo engano! Do nada começou a invasão da nossa mesa, com todos os salgadinhos que se possa imaginar, tortas, pizza de forno, sanduíches, polenta frita, bolos, rocambole, strudel... ah, e um aviso de que a sobremesa ficava no buffet (uns 15 tipos diferentes de doces). Tudo a vontade! Fora que numa certa altura, chega o cara com uma bandeja com frango, carne e porco: "alguém aceita um grelhado?"...



No meio do almoço fizemos nossa entrega do amigo secreto... eu tirei a Mammy e a Nena me tirou!



Saímos de lá mais do que rolando... ainda bem que tava chovendo! Foi a desculpa perfeita para uma tarde de sono profundo na pousada!

No final da tarde fomos dar uma caminhada... passamos na Casa do Colono (por falar em tour gastronômico...). É tipo uma barraca com vários fornos a lenha, onde os colonos fazem várias coisas gostosas e artesanais prá comer, tipo pães, bolos, cucas (que é tipo um pão doce), geléias, todas aquelas coisas horríveis! E do lado tem uma lojinha que vende esses produtos e mais todo tipo de alimento caseiro, tipo, queijos, vinhos, licores, milhares de bolachinhas, doces, frutas cristalizadas... enxemos a cesta de docinhos prá trazer (porque afinal, não basta se entupir na viagem, tem que se entupir na volta também!).

Jantamos naquele mesmo bistrozinho inesquecível do segundo dia e voltamos para nanar!

domingo, dezembro 24, 2006

This is your day...



Que este ano, como em todos os anos, eu continue a buscar as estrelas... como alguém já disse, eu posso até nunca alcançá-las, mas pelo menos não sujarei minhas mãos de barro!

Gramado - Dia 4 - E depois não vá dizer que você já me esqueceu!

Meu aniversário!!!

Começamos o dia caminhando até o condomínio Alphaville de Gramado, onde meus pais compraram um terreno... tudo ainda está em construção, os terrenos estão começando a ser vendidos agora, mas o lugar já é lindo! Uma vista maravilhosa dos cânions, dá prá ver até Caxias do Sul ao longe! Fizemos uma cerimoniazinha de colocação da Pedra Fundamental no terreno e voltamos.



Almoçamos rapidinho numa lanchonete da Rua Coberta e eu e o Xinho fomos rodas as lojinhas da cidade... tem muita loja, principalmente de roupa... mas ali não é o point da malharia como eu imaginei. Acho que as melhores lojas de malha ficam em outras cidades da Serra. Tem bastante loja de artigos de couro e de sapatos, artesanatos aos montes, principalmente de Natal, claro! E muito chocolate, muito! Todos deliciosos mas caríssimos. Compramos só presentinhos para os nossos amigos secretos, nada prá gente.

À noite, fomos jantar na churrascaria mais tradicional da Serra chamada Garfo e Bombacha. Você chega e já entra no clima com várias cachaças feitas lá mesmo, de todos os sabores. Depois passa por uma explicação de como se toma chimarrão e ainda degusta. Parênteses prá dizer que achei que chimarrão era pior do que é! Surpresa boa! Sentamos na mesa e o churrasco é servido em buffet. Por ser véspera de natal, teve comida natalina também, perú, tender, pernil, essas coisas. A comida é bem meia boca, mas o legal é um show de danças típicas gaúchas que vale muito a pena! Gaúchos e Prendas dançando tudo quanto é tipo de ritmo do sul.



Detalhe: eu e o Xinho fomos chamados no palco prá dançar a "Dança do Pezinho" (aquela do "ai bote aqui, ai bote aqui o seu pezinho... o seu pezinho bem juntinho com o meu..."). E mais tarde, claro, paguei o bom e velho mico de subir no palco para um Parabéns a Você tipicamente gaúcho!



Meia noite chegou o Papai Noel, que pesava uns 20 quilos! Era tão magro que todo mundo ficou olhando e achando muito estranho! Começou a distribuir brinquedos prás crianças, mas foi uma zona! Algumas crianças ganharam, outras não! Acabou o clima de natal e principalmente o clima para dançar Fandango, que era o próximo passo! Abriram a pista, a banda arrasando no Fandango, os bailarinos nos cantos do salão, e ninguém levantou (só prá ir embora correndo!). Crianças chorando, papel de presente, uma beleza!

Aliás, frases inesquecíveis de Gramado 3:

Paty: "(vendo um dos bailarinos do show que era super gatinho e antes estava no buffet de churrasco): se o churrasqueiro está fazendo a dança do fogo, quem está fazendo o churrasco??? AAAAHHH"
Fê: "A partir da agora não se serve mais churrasco, só Fandangos!"

Depois:

Xinho (cantando): "Com quem será? Com quem será? Com quem será que a Paty vai casar? Vai depender, vai depender, vai depender se o viadinho do Garfo e Bombacha vai querer!"

Depois:

Papai Noel (vendo a cara de espanto das pessoas com a sua falta de barriga): "Calma, pessoal, é que o Papai Noel passou a última semana no Kurotel!"

Depois:

Narrador (falando no microfone o nome das crianças que iam receber presente do Papai Noel): "Gustavo! Gustavo!"
Gustavo chega com a maior cara de feliz!
Narrador: "Ééééé... Gustavo, Papai Noel pediu prá avisar que seu presente ficou em Santarém!"

sábado, dezembro 23, 2006

Gramado - Dia 3 - Natal, natal, natal, natal...

Como tivemos traslado de Porto Alegre até Gramado com uma empresa de turismo, tínhamos direito a um tour grátis... escolhemos Gramado e Canela cultural, que dá um rolê grande pelas duas cidades... mas queria começar dizendo que mudei minha concepção sobre o que é o inferno na Terra... eu achei que era uma grande reunião de condomínio mas estava engranada... é um ônibus de excursão! Com certeza! Cinco minutos de passeio e eu já estava querendo esganar metade do grupo e torturar com agulhinhas a outra metade!

Mas, como temos espírito de aventura, seguimos em frente... começamos o passeio voltando ao Lago Negro, dessa vez prá ficar um tempo e andar de pedalinho. Nada mais bucólico, mas muito bom! Tiramos mil fotos, tava um dia deslumbrante, sem uma núvem no céu, vontade de passar o dia só olhando as hortências e o sol refletido na água! Delícia!



Seguimos em direção a Canela e fomos num museuzinho chamado Hollywood Dream Cars. Um colecionador de carros antigos que montou, e tem vários modelos maravilhosos, principalmente da década de 50, e todos ultra conservados e funcionando! Eles são até usados prá levar os atores no Festival de Cinema, e mesmo prá casamentos. Mas, de verdade, eu fiquei IMPRESSIONADA com o lugar... muito lindo, muito bem cuidado, parecia que estávamos em um museu de Orlando. A não ser pelas pessoas, claro, que mesmo a pedidos incansáveis de "não toque nos carros", ficavam batendo no capô, tentando abrir a porta, gritando...

Lembrei de uma piada velha, de Deus criando o mundo...
- "aqui ficam os Estados Unidos... vou colocar furacões... aqui fica a Asia, vou colocar terremotos... aqui fica o Brasil... vou colocar só tranquilidade, terra boa de plantar, a floresta Amazônica, frutas maravilhosas, clima ótimo..."
- "ué, Deus, então não tem tragédia?"
- "é, mas vc vai ver o povinho que eu vou colocar..."
Bom, era meio diferente, mas deu prá entender!



Próxima parada, outro museuzinho chamado Mundo a Vapor. Fala sobre todo tipo de máquina que utiliza vapor como fonte de energia, tipo Maria Fumaça, olarias, máquinas para agricultura... e eles têm miniaturas de todas elas que funcionam de verdade, é muito fofo! Tipo maquetes... inclusive a menos fábrica de papel do mundo, uma máquina mínima que faz papelzinho (e eles dão de brinde no final). Surpreendente... no final eles colocam maquetes de outros tipos de energia, tipo solar, eólea e "força humana". É uma mega feira de ciências, basicamente, mas com degustação de vinho no final, o que sempre torna tudo mais interessante!



Seguimos mais ainda prá Canela e fomos até o Parque do Caracol, passando antes do Castelinho Caracol, a primeira casa em estilo Bávaro da região, que foi mantida exatamente como era na época e virou um museuzinho com casa de chá, onde, aliás, servem o melhor apfellstrudel do Sul. Como tínhamos só 20 minutos, comemos o strudel e não vimos a casa... e realmente é mooooito bom! Seguimos para o Parque, onde tem a Cascata do Caracol, uma queda d'água maravilhosa, não faço idéia de quantos metros, mas lindíssima... com vários mirantes e uma escada que leva até a base da cascata mas com 900 e tantos degraus, não me atrevi a descer nem unzinho! De novo, tempo curto demais prá ver o parque, lá vai o ônibus!



Depois dessa, decidimos que era hora de seguir carreira solo e nos desgrudamos da guia Suzi e de toda a galerinha. Pegamos um taxi e fomos almoçar no Giuseppi, indicada como a melhor galeteria da cidade. Galeteria é assim: você senta na mesa e não pára de chegar comida, simplesmente... capeletti in brodo, galetinho assado, polenta frita, salada de folhas, salada de batata, queijo a dorê, linguiça, massas... saímos de lá rolando!

E até por isso dormimos a tarde toda...

À noite, fomos no último show do Natal Luz, a Fantástica Fábrica de Natal. Um teatrinho musical e o mais fraco de todos. Bem infantil. Mas bonitinho! Saímos do teatro (ao ar livre) e fomos jantar num restaurante alemão, uma Bierhaus na verdade, no maior estilo Munique! Mesas de madeira, música ao vivo, e um garçom completamente maluco!!



Frases inesquecíveis 2:

- Papi(olhando o cardápio): "A omelete é do que?"
- Garçom (olhando o cardápio): "Hm.... de salmão"
- Papi: "De salmão????"
- Garçom: "Isso"
- Papi: "Dá prá fazer só de queijo?"
- Garçom: "perfeitamente" (foi embora)
- Todos: "Pai... a omelete é de SALAMINHO".

Depois...

- Garçom (do nada!): "Tem um barril de chopp lá atrás... mas nossa! Tá sendo disputado a tapa!"
- Todos: ?????

Depois...

- Paty: "Você pode trazer a conta prá gente?"
- Garçom: "posso".
Meia hora depois...
- Paty: "Você pediu a conta?"
- Garçom (olhando prá cima): "hmmmmm.... hmmmmmm... não!"

Hilário... meia noite veio bolo prá mim, vela, violino, palmas... e ainda dancei música alemã com o nosso louco garçom, que se chamava Claudio, mas dizia que era Fritz!

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Gramado dia 02 - Natal tão cheio de luz!

Acordamos com tranquilidade e fomos andar num bondinho (tróleibus? sei lá...) chamado Maria Fumacinha. Nada que lembre uma Maria Fumaça, mas é ótimo prá dar aquela rodada geral na cidade.



Passamos pelo centro, bairros nobres e menos nobres (que também são bem nobres no meu ponto de vista), passamos em frente ao Kurotel e à casa (ou castelo?) do ex-dono dos calçados Ortopé. Demos uma paradinha no Lago Negro, um lago maravilhoso, com uma margem lotada de Hortências, onde as pessoas basicamente caminham, andam de pedalinho ou tiram fotos que depois serão colocadas no Orkut. Mas só bizoiamos e fomos embora.



Na volta, fomos andando (resolução de ano novo: ficar em forma!) até a Aldeia do Papai Noel, uma "cidadezinha" que foi montada num parque lindo chamado Knorr. Tudo do Papai Noel: museu, lojinhas, a fábrica de brinquedos, alojamento, renas de verdade e a casa dele que é de babar! É uma casa histórica, em estilo bávaro, do tal do Knorr só que toda arrumada dentro como se o Papai Noel realmente morasse ali... uma casa de bonecas em tamanho real, nada mais perto do meu sonho de Natal! Aliás, frases inesquecíveis de Gramado 1:

- Menina (olhando a casa do Papai Noel): Alguém TEM que morar aqui! Não é possível que TUDO ISSO seja só prá visitar!!!!

Outra:

- Menina: ai, mãe... tadinho do Papai Noel, né?
- Mãe: por que filha?
- Menina: ué, porque ele não existe!

O que eu achei mais engraçado de tudo, é que ali na Aldeia acontecem as edições do Encontro Anual dos Papais Noéis... vem Papai Noel do Brasil inteiro, ficam no alojamento, e são três dias de palestras, fóruns, debates (tipo, curso de maquiagem, como lidar com as crianças, como cuidar da barba, etc), e o concurso do melhor HOHOHO do ano! Impagável!



À noite, fomos no show mais tradicional do Natal Luz, o Nativitaten. É no meio de um lago com águas dançantes, fogos, raio laser, luzes... no maior estilo Epcot Center... a diferença é que todas as músicas são ao vivo, com um coral maravilhoso, uma soprano e três tenores que ficam em estaçõezinhas dentro da água. Na entrada, todo mundo recebe uma vela, e numa certa altura (ou mais especificamente, na música Noite Feliz), todas são acesas... de arrepiar! Muito lindo, mesmo, fiquei cada dia mais surpresa com a festa!



Jantamos num bistrôzinho na Rua Coberta, tão inesquecível que eu até esqueci o nome... demorado mas muito gostoso! E depois fui tomar chocolate quente (sim, estava calor, mas chocólatra não tem dessas...) na Prawer, uma das principais chocolaterias da cidade... aliás, o que não falta é chocolate, mas, quem engorda aqui?

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Deu prá ti, baixo astral! Vou prá Porto Alegre, tchau!

Depois de algumas horinhas de espera e atraso para sair de Sampa e um vôo turbulentozinho, chegamos ao aeroporto de Porto Alegre! É minha primeira vez no Rio Grande do Sul e é incrível como em cinco minutos você já começa a falar cantado e assobiar músicas do Kleiton e Kledir! (Quando fico assim meio down... vou prá Porto e bah! Trilegal!). Na fila do cafézinho, ao invés de gritar "próximo!" a guria grita "seguinte!". Chupeta é "bico". Por enquanto foi o que eu consegui captar do dicionário gauchês, até o final da viagem estarei expert!

Para Gramado são quase duas horas de ônibus, em uma serrinha que eu não posso dizer se é bonita ou não, pois simplesmente não vi! Coloquei K&K de trilha sonora do iPod e na parte das guria triafim eu já tava no décimo sono! Acordei com o meu pai me cutucando para que eu não perdesse o espetáculo das Azaléias no caminho! Maravilhoso! São tantas, que não dá nem prá ver o verdinho das folhas, só um campo enorme azul, branco e roxo! Pronto, chegamos!

A cidade é linda, linda, linda! Uma pequena Alemanha, com um centrinho delícia cheio de lojinhas de coisas que não queremos não, magina, tipo malhas, sapatos, coisinhas de couro, bijouxs, artesanatos... e, claro, muuuito chocolate! Como é natal, todas as cidades por aqui estão trilotadas, muita gente caminhando, curtindo o sol e a temperatura agradável.

Pausa para esclarecimento do mistério... a Pousada Bernardete existe sim! Amanhã coloco uma fotinho prá provar! Fica bem no buchicho, localização excelente, ao lado da Rua Coberta e do teatro do Festival de Cinema, e é super simples, mas bonitinha. Só nove apartamentos.

Voltando... como estávamos todos morrendo de fome depois de um dia inteiro viajando, e apenas com uma comidinha de avião no estômago, fomos direto jantar. Fizemos a primeira refeição obrigatória de Gramado: Sequência de Fondue! (as outras obrigatórias eu conto depois!). Primeiro vem de queijo (queijo meeesmo), com pãozinho, batata, cenoura cozida e couve flor... depois de carne na pedra (pode pedir no óleo também, mas somos lights!). Vem dois tipos de carne vermelha, frango e porco, que você grelha na pedra só com sal, e depois coloca um molhinho em cima. Para encerrar, O MELHOR FONDUE DE CHOCOLATE QUE EU JÁ COMI! Já vi que vou ter que andar muito prá compensar a comilança!

Saímos do restaurante e voltamos a pé para o centrinho, que está inteiro enfeitado para o natal e muito maravilhoso! Nove da noite em ponto as luzes das árvores começam a acender, depois as luzes da rua e é muito emocionante! Eu não imaginava que o natal luz era tão lindo! Já entrei no clima muito rapidinho, comprei um chapéu de papai noel (sim, as pessoas andam com eles na rua!) e estava parecendo uma criança, emasbacada com um lugar onde efetivamente se vive o natal! Um pouco depois começou o desfile, que passa pela rua principal do centro! É uma parada de luzes com ajudantes do papai noel, brinquedos que tomam vida, presépio gigante, bailarinas e no final, claro, Papai Noel e suas renas e muita neve! É natal, é natal e é natal!! Sem comentários!

Primeiro dia com pé direito, já vi que vou amar muito tudo isso!!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Every hour of every day I'm learning more!

Amanhã cedo viajo para Gramado... não sei como será meu acesso à internet lá, mas espero poder postar tudinho aqui! Eu sempre fui doida prá conhecer as Serras Gaúchas mas como normalmente tiramos férias no verão (e serras + vinho + comilança tem toda cara de inverno) nunca deu certo... mas agora vamos, no verão mesmo, e do jeito mais recomendado: sem pacote e sem guia turístico!

Fato importante pré-embarque: o mistério da Pousada Bernardete!!
Quando minha mãe decidiu passar o natal por lá, foi correndo atrás de hotel, já que a região fica ultra mega lotada nas festas, com o Natal Luz (que deve ser espetacular, aliás). Como imaginávamos, estava mesmo tudo lotado, ainda mais porque família grande precisa de quatro quartos! Começou a maratona, e foi um tal de liga prá agência de turismo, procura na internet, lembra de amigos influentes... até que achamos a única pousada entre todas de Gramado em Canela que tinha lugar... Pousada Bernardete!!
E detalhe: não só tinha lugar, como tinham quatro quartos!!

E aí, lógico, veio a dúvida: por que diabos a pousada ainda tem lugar?? Localização ruim? Ao contrário... fica bem no centro, bem na rua dos enfeites mais lindos de natal... resolvi entrar numa comunidade de Gramado no Orkut e pesquisar... achei um tópico "onde você ficou?" com mais de 350 posts com nomes de hotéis e pousadas... pergunta se alguém ficou lá?? Nem uminha pessoa!

De duas uma... ou a pousada é um tesouro conhecido por poucos, e aí poderemos sempre contar como descobrimos algo tão precioso do nada... ou...

já viram O Albergue?

terça-feira, dezembro 19, 2006

No ar que eu respiro eu sinto prazer, de ser quem eu sou, de estar onde estou!

Estou comemorando muito meu aniversário... queria fazer aquelas festas que a gente vê em filmes, que duram uns três dias! Tudo bem, aquilo deve ser festa de casamento, mas posso adaptar?? Aliás, adaptar tem sido a palavra chave para as minhas comemorações este ano! Começando com a festa do post anterior! Agora que já passou posso dizer... foi o máximo, realmente... mas foi muito bizarra! Foi muito difícil ter a grande maioria dos meus amigos longe... mais do que difícil, foi frustrante! Mas foi muito bom ver este meu sentimento de frustração se transformar em outras coisas: um apreço enorme pela presença pura e simples, um poder de observar carinhosamente alguns gestos que poderiam em outra circunstância passar desapercebidos, uma capacidade de adaptação, que pode não ser natural, mas alguma hora chega... enfim, devaneios de uma caminhante nada solitária!

Na quarta, foi a última Quarta de Sol do ano... foi um monte de gente, muito lindo! E uma pessoa muito querida dessas gentes fez um bolo prá mim! De chocolate com brigadeiro!! Cantamos parabéns e foi tudo de bom! Por falar em gestos inesperados...



Acho que meu aniversário tá sendo bom para as minhas percepções em relação às pessoas...

No dia mesmo vou estar em Gramado para mais uma comemoração! 27 velinhas apagadas e a esperança de um ano igualmente transformador!

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Hit me, baby, one more time!!

PT, PT, PT!!

O que dizer de uma balada que termina 5h30 da manha com uma porta de vidro estourando? Som alto? Calor? Energia? Nao sei qual a causa mas qualquer um desses ingredientes so mostra o quanto estava tudo muito bao!!

Meu irmao (que fez muita falta) perguntou hoje pra mim no msn qual foi o TOP 5 da festa... caiu minha net antes que eu pudesse responder, entao respondo por aqui:

1 - As fantasias!!



2 - A quantidade absurda de risadas:




3 - As musicas (com direito a clipes projetados na parede!)




4 - A bebedeira...




5 - Por ultimo, mas mais importante de tudo: OS AMIGOS... amigos de sempre, de nunca, de infancia, novos amigos, amigos loucos, de todas as horas, de cinco minutos, de perto, de longe, mas sempre dentro do meu coraçao!



TOP Zero - FORA DE QUALQUER LISTA, porque nada se iguala: MEU MARIDO!
Meu amor, voce faz da minha vida uma festa, todos os dias!!

terça-feira, dezembro 05, 2006

Novo tempo está por vir, apenas começamos!

Meeting 2006 do Grupo Aguia: bizóia o que rolou:



...

Sim, é o Marcelo Novaes... sim, ele é gato... não, eu não me aproveitei da situação para ralar a mão na bunda dele...

Sim, é a Mangueira... sim, eu vi a Mangueira entrar... não, eu ainda não aprendi a tocar pandeiro... AINDA!

Sim, é o Dunga... sim, a palestra dele é boa... sim, ele é surpreendentemente gostoso!

Sim, a mulata é o Vitinho...